Cervicalgia

O que é Cervicalgia

Viva Quiro Spine

A cervicalgia ocorre quando essa região da coluna vertebral (as sete primeiras vértebras a partir da cabeça, apresenta um quadro de dor.

 

Muitas vezes, ao final de um dia de trabalho ou estudos, sente-se os ombros e pescoço rígidos e doloridos. Isso pode estar ligado a postura, alguma alteração estrutural, estresse ou apenas um cansaço por excesso de esforço. Caso esse incomodo persista, ou esteja muito mais forte que o de costume, recomenda-se não se automedicar. Um relaxante muscular por exemplo pode aliviar, mas com a região cervical devemos ter maiores cuidados para o problema não se acentuar ou cronificar.

 

As dores e desconforto causados pela inflamação dessa parte atrás no pescoço comprometem grande parte das atividades rotineiras que realizamos, muitas vezes impedindo a pessoa de trabalhar, praticar esportes e até mesmo no lazer.

 

O torcicolo (dor que se limita aos músculos ao redor do pescoço), a estenose cervical (que acompanha a artrose cervical), a hérnia de disco cervical, os traumatismos são alguns exemplos de afecções que causam dor na coluna cervical.

Cervicalgia
Cervicalgia
Cervicalgia

Entendendo a Cervicalgia

Viva Quiro Spine

Vamos entender um pouco como funciona a coluna cervical para entender a cervicalgia: a coluna cervical é composta de sete vértebras, ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela é a porção da coluna vertebral mais frágil e controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação.

 

A realização desses movimentos é possível, sobretudo, em decorrência do trabalho das articulações da coluna, que também auxiliam na proteção do conteúdo interno – a medula espinhal.

 

Por vezes, essa livre movimentação é comprometida e o corpo tem dificuldade de se recuperar.

 

A quiropraxia age justamente na recuperação deste movimento , removendo a subluxação, renovando a capacidade do corpo de curar-se a si mesmo.

A Quiropraxia é forte aliada no combate a Cervicalgia. Marque uma consulta conosco.

Tipos de Cervicalgia

Viva Quiro Spine

A cervicalgia crônica geralmente leva a uma artrose das vértebras cervicais. Isso se deve ao fato de por não trabalharem de forma simétrica ou fluída, a reação inflamatória se cronifica e essa intoxicação leva a uma artrose com o passar dos anos.

 

A cervicalgia aguda é fruto de lesões musculares ou articulares e decorrentes de uma má postura ou por um movimento brusco. Ela também pode aparecer após um choque violento na cervical provocando um traumatismo cervical. Em casos raros, ela pode ser ligada a uma doença infecciosa, reumática ou tumoral.

 

Outras causas da cervicalgia

Alguns fatores que podem também ocasionar a dor cervical

 

  • Estresse, que por sua vez provoca a rigidez muscular;
  • Contratura e distensão muscular acidental;
  • Acidentes e lesões no pescoço
  • Falta de condicionamento físico adequado;
  • Movimentos repetitivos;
  • Manter a má postura por muitas horas como, por exemplo, dirigindo, estudando, na mesa de trabalho;
  • Envelhecimento natural;
  • Estenose (estreitamento do canal vertebral);

O Tratamento da Cervicalgia

Viva Quiro Spine

O tratamento da cervicalgia é iniciado com uma consciência de quanto essa região tem sido agredida pela rotina que a pessoa tem levado.

 

Após uma avaliação minuciosa, deve ser planejado para o paciente uma sequência de tratamento, escolhida de acordo com as necessidades detectadas na avaliação, fazendo com que o tratamento seja individualizado, e não um mesmo tratamento para todos.

 

Depois de ter-se obtido o motivo dessa dor, estrutura-se em conjunto com a pessoa uma abordagem multiprofissional. Faz parte do escopo do quiropraxista cercar o paciente de atenção o suficiente para indicar outro profissional quando necessário.

 

O quiropraxista é capaz de avaliar se este caso de cervicalgia não será ajudado pela Quiropraxia e encaminhar o caso para outro profissional.

 

Uma vez passada a fase aguda e uma abordagem mais cuidadosa, aos poucos a pessoa vai retomando o movimento e , junto com o movimento, o corpo passa a recuperar-se.. Quando não houver sinais de compressão nervosa severa, a Quiropraxia continuará ajudando na recuperação e na melhora do quadro.

 

A principal diferença da Quiropraxia para os demais tratamentos é que ela não utiliza medicamentos ou quaisquer procedimentos cirúrgicos. Ela se vale de técnicas manuais que visam ajustar e/ou manipular as articulações promovendo a interação entre a coluna vertebral e o sistema musculoesquelético e, se realizada por profissionais habilitados, tem o potencial necessário para tratar e prevenir diversos tipos de dores. Ela beneficia a capacidade funcional das diferentes estruturas do corpo, ou seja, não só trata como previne quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético (músculos e nervos que compões a coluna vertebral), o que leva a uma melhora da qualidade de vida dos pacientes.

 

A Quiropraxia é indicada tanto no caso das cervicalgias agudas como nas crônicas e deve ser parte constante do tratamento, inclusive na educação do indivíduo para que a região cervical não seja agredida pela rotina diária.

 

Apenas 5% dos casos de cervicalgia são indicados para a cirurgia. Mesmo em casos mais graves, recomenda-se esgotar as possibilidades conservadores antes de um procedimento cirúrgico.

Cervicalgia
Cervicalgia
Cervicalgia

Prevenção da Cervicalgia

Viva Quiro Spine

As cirurgias tem evoluído ao longo dos anos e o pós cirúrgico já não é tão complicado como  a alguns anos atrás. Apesar disso, é altamente recomendado que se tome consciência do motivo que levou a esse quadro de dor, pois com ou sem cirurgia a rotina mudará bastante.

 

Caso a pessoa tenha uma rotina com muita flexão de pescoço, por exemplo, com ou sem cirurgia ela terá que ter muito mais atenção a esse gesto. Em outro exemplo, caso a pessoa esteja em um nível muito elevado de estresse e contração da musculatura do pescoço, com ou sem cirurgia ela terá que buscar formas de relaxamento, como meditação ou terapia.

 

Sendo assim, independente do tratamento de escolha, quando se decide cuidar do corpo, temos que estar cientes de que um tratamento isolado não resolverá o problema.

 

O corpo está sempre tentando se recuperar, ele só precisa estar livre de agressões e interrupções em sua inteligência inata.